PROGRAMAÇÃO - PROJETOS INTEGRADORES 4

 

Tópico 1: Astronomia para o professor de Física e Nosso Lugar no Universo

Caros estudantes, nas primeiras semanas vamos debater sobre a importância do estudo da Astronomia pelos professores de Física, e vamos começar nosso estudo com uma visão geral da estrutura do Universo e dos objetos que o compõem, estabelecendo a localização da Terra no contexto cósmico.

 

Tópico 2: Esfera Celeste e Movimento Aparente dos Astros

No tópico 2 vamos nos dedicar ao estudo dos principais conceitos astronômicos estabelecidos pelos povos da antiguidade, baseados na observação dos movimentos cíclicos do Sol. Iniciamos com um resumo sobre os primórdios da Astronomia e em seguida passamos para o estudo da esfera celeste e do seu movimento diurno, e por fim, abordaremos os movimentos da Terra, assim como, os fenômenos celestes vistos a olho nu.

 

Tópico 3: Movimento Anual do Sol e Estações do Ano

Há cinco séculos sabemos que o movimento do Sol ao longo da ecliptica visto da Terra é um movimento aparente, reflexo do movimento da Terra em torno do Sol. Ao percorrer sua órbita, a Terra passa por um ciclo de estações, em que se alternam os hemisférios que são mais aquecidos pelo Sol. Assim, neste tópico abordaremos estes temas.

 

Tópico 4: Fases da Lua e Eclipses

Dentre os sete "astros errantes" visíveis a olho nu, a Lua é o que se move mais rapidamente, completando uma volta na esfera celeste em aproximadamente 29,5 dias – o mês. Ao longo desse período a Lua passa pelo ciclo de fases, mudando dia a dia a sua aparência e a hora de nascer e de se pôr. A Lua e o Sol, juntos, nos proporcionam um dos fenômenos astronômicos mais belos e "misteriosos" - os eclipses. Neste tópico vamos discutir esses assuntos.

 

Tópico 5: Movimento dos Planetas

Neste tópico vamos tratar do movimento dos planetas, iniciando com o modelo geocêntrico até o modelo heliocêntrico. Desde o trabalho de Nicolau Copérnico que iniciou uma mudança dramática na compreensão do universo que ficou conhecida como Revolução Copernicana, e passando por outros três dos personagens importantes dessa história – Tycho Brahe, Johannes Kepler e Galileo Galilei, e vamos estudar também como Newton deu um embasamento teórico às leis de Kepler.

 

 

Pesquisar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons broo_am  © 2012 Todos os direitos reservados.