Divulgação Científica

ASTRONOMIA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAS - APLICANDO UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Uma discussão recorrente nos meios acadêmicos, quando se trata do Ensino de Ciências, é exatamente a formação dos professores que serão habilitados para atuar nos anos inicias da educação básica, ou seja, o fundamental 1, que engloba as séries do 1º ao 5º ano.

De acordo com o Parecer CNE/CEB nº 45/2006, para este nível de ensino “é de todo interesse pedagógico que atue um único professor para que ocorra o tratamento interdisciplinar dos conteúdos”.

Assim, deve ser um docente que preferencialmente seja graduado em licenciatura plena em curso Normal Superior, ou um curso de Pedagogia. Neste sentido, os Pareceres CNE/CP nº 5/2005, e CNE/CP nº 3/2006, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia, determina que “o curso de licenciatura em Pedagogia destina-se a formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental”.

Portanto, serão estes professores, os responsáveis pela condução do Ensino de Ciências, e, por conseguinte o Ensino de Astronomia nestas séries iniciais.

No entanto, no caso específico do Ensino de Astronomia, “pesquisas mostram que seus conteúdos não estão sendo trabalhados de maneira significativa, quantitativa e qualitativa, nem mesmo em cursos de formação inicial de professores” (NARDI e LANGHI, 2010, p. 206).

Assim, a proposta de tema para a pesquisa de doutorado aqui apresentada, tem como foco inicial verificar quais conteúdos de Astronomia devem ser abordados no curso de Licenciatura em Pedagogia, para que o futuro professor dos anos inicias possam desenvolver suas atividades de forma satisfatória.

Para tanto, serão pesquisados os documentos oficias que tratam dessa temática, assim como os Parâmetros Curriculares Nacionais, os livros didáticos selecionados pelo Plano Nacional do Livro Didático, e os trabalhos de pesquisa mais recentes sobre o tema.

Na sequência, o objetivo será verificar as concepções prévias ou espontâneas, que estudantes de Pedagogia têm a respeito de conceitos básicos sobre Astronomia.

Tais levantamentos serão fundamentais para a construção de uma Sequência Didática, e consequentemente uma intervenção em uma turma de Pedagogia para desenvolver essas atividades.

 

 

NARDI, Roberto; LANGHI, Rodolfo. Formação de professores e seus saberes disciplinares em astronomia essencial nos anos iniciais do ensino fundamental. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 2, p. 205-224, 2010.

Pesquisar no site

Foto utilizada com a permissão da Creative Commons broo_am  © 2012 Todos os direitos reservados.